Biodiversidade | Fauna | Anfíbios

Tritão-marmorado
Foto:Albano Soares
< >

NOME CIENTÍFICO Triturus marmoratus

CURIOSIDADES

Outros nomes comuns: tritão-verde

Encontram-se descritas duas subespécies: T. marmoratus marmoratus, de maior tamanho, com manchas escuras mais contínuas nos flancos, com o ventre negro, com pintas claras e com a crista baixa ao nível da cloaca; e T. marmoratus pygmaeus, mais pequena, com um padrão mais sarapintado, com ventre claro e com a crista menos estrangulada ao nível da cloaca. Alguns autores consideram-nas espécies diferentes.

Distribuição

Distribui-se pela península Ibérica e sul de França. em Portugal ocorre em todo o Continente. No Norte ocorre a subespécie T. marmoratus marmoratus, A Sul do Tejo e no litoral centro ocorre T. marmoratus pygmaeus

Estatuto de conservação

Portugal: LC (Pouco Preocupante)

Espanha: LC (Pouco Preocupante)

Mundo: LC (Pouco Preocupante)

CARACTERÍSTICAS

Descrição

Tritão de tamanho médio, cabeça achatada, com contorno arredondado e olhos proeminentes em posição lateral, corpo de secção redonda, cauda muito achatada lateralmente de tamanho igual ou ligeiramente superior ao corpo. A pele é granulosa e tem uma coloração dorsal verde, com manchas escuras de dimensão e distribuição variáveis.
Pontos pretos distribuídos mais ou menos regularmente no dorso, correspondendo às saliências da pele. Ventre branco, creme ou cinza. Fêmeas com linha vertebral amarela, laranja ou vermelha. Nos machos a linha vertebral apresenta uma alternância de tons claros e escuros e, na época de reprodução, transforma-se numa crista com bandas verticais claras e escuras alternadas.

Alimentação

A alimentação dos adultos é constituída por invertebrados, tanto aquáticos como terrestres e, ocasionalmente, por larvas de anfíbios. As larvas alimentam-se de pequenos insectos aquáticos e copépodes (cladóceras e copépodes)

Ciclo de Vida

Esta espécie tem hábitos aquáticos na época de reprodução e terrestres, fora desta. dentro de água é rápido e ágil, mas é lento e desajeitado em terra. A época reprodutiva depende da região e da altitude, estendendo-se de Outubro a Maio. os machos são os primeiros a chegar aos locais de reprodução.

Comportamento

É nocturno, embora possa apresentar também actividade diurna durante a fase aquática.

Dimensões

Tritão médio, geralmente até 16 cm. Larvas até 4 a 7 cm