Biodiversidade | Fauna | Aves

Garça-real
Foto: Wikimedia Commons
< >

NOME CIENTÍFICO Ardea cinerea

CURIOSIDADES

Pode viver até 25 anos de idade.

Distingue-se da garça-vermelha pela ausência de tons avermelhados e da cegonha-branca pelo pescoço recolhido durante o voo.

Distribuição

Presente na Europa, África e Ásia.

Em Portugal pode ser observada de Norte a Sul em diversas zonas húmidas ao longo de todo o ano. É menos frequente durante a época de nidificação. Existem colónias nos distritos de Portalegre e Évora.

Estatuto de conservação

Portugal: LC (Pouco Preocupante).

Global (IUCN): LC (Pouco Preocupante).

CARACTERÍSTICAS

Descrição

Ordem: Ciconiiformes | Família: Ardeidae

É maior garça que pode ser observada em Portugal. Tem o corpo robusto, grande, com coloração cinzenta nas partes superiores e branca acinzentada nas partes inferiores.

O pescoço é longo, o bico é direito, forte e em forma de punhal com tonalidade amarela acinzentada, ficando laranja durante a época de reprodução.

As patas são amarelas acinzentadas e a face superior das penas são cinzentas e pretas.

Os adultos apresentam o centro e ambos os lados da cabeça brancos com uma pluma negra, longa e estreita até à nuca.

Dimensões

Entre 84 a 102 cm de comprimento e 155 a 175 cm de envergadura.

Atinge 600 a 1200 gramas de peso.

Habitat

Pode ocorrer em vários tipos de massas de água doce ou salobra com alimento suficiente, como nas margens de rios, lagos, charcos, pauis, estuários e lagoas costeiras.

Comportamento

Caminha lentamente sobre águas pouco profundas. Para caçar, aguarda imóvel apoiada em apenas uma pata em águas baixas e na orla de caniçais.

Voa com as asas muito arqueadas, efectua movimentos lentos e irregulares e, durante o voo, retrai o longo pescoço à semelhança de outras espécies de garças.

É uma espécie residente, migradora e estival.

Ciclo de Vida

A garça-real reproduz-se entre Fevereiro e Julho, geralmente em colónias no entanto, por vezes, pode ocorrer isoladamente.

O ninho assemelha-se a um cesto de galhos achatados, geralmente construído na copa das árvores e pode ser usado durante vários anos. A postura consiste em 4 a 5 ovos, a incubação dura 26 dias e as crias permanecem no ninho 7 semanas.

Alimentação

A garça-real tem uma dieta ampla, sobretudo carnívora, que pode incluir peixes, larvas e adultos de anfíbios, crustáceos, moluscos, insectos aquáticos, répteis, aves pequenas, roedores e ocasionalmente alguma matéria vegetal.