Notícias

Charcos com vida 2012/2013

Caros coordenadores de entidades inscritas no Charcos com Vida,

Estamos prestes a entrar no 3º ano de actividade da campanha de educação ambiental e exploração científica Charcos Com Vida. Gostaríamos de agradecer a todos os participantes nesta campanha a vossa valiosa contribuição, sem a qual a campanha não seria possível! Ao longo dos últimos dois anos foram já construídos 22 charcos, realizadas largas dezenas de saídas de campo, formações e palestras e inventariados mais de 1.000 charcos!

À semelhança de anos anteriores, convidamos todos os participantes a renovarem a sua inscrição para o ano letivo 2012/2013. Para tal, é só necessário preencher novamente o formulário de Inscrição (http://www.charcoscomvida.org/como-participar/inscricao), tendo em atenção a actualização dos dados referentes a contactos, professor responsável, turmas participantes e alunos envolvidos.

Relembramos que, de acordo com o Regulamento, é necessário que cada entidade inscrita inventarie pelo menos um charco no Inventário de Charcos (http://www.charcoscomvida.org/charcos-em-portugal). Temos detectado que existem inscritos que construíram charcos ou que têm desenvolvido atividades em charcos que ainda não estão no Inventário. Além da participação no Inventário, todas as entidades são altamente encorajadas adoptar um charco (http://www.charcoscomvida.org/como-participar/adopcao) onde desenvolvem actividades (construído na escola ou existente nas redondezas).

Relembramos também o pedido para nos enviarem (para geral@charcoscomvida.org) um pequeno resumo/relatório das actividades que desenvolveram durante o ano lectivo, bem como as fichas de actividades preenchidas e imagens ou vídeos das actividades que desenvolveram (construção ou visita de charcos, actividades pédagógicas, etc.), de forma a podermos ir alimentando o Facebook do projecto (http://www.facebook.com/charcoscomvida) e a construir futuramente uma galeria de imagens no site. Agradecemos a vossa participação no facebook da campanha, por exemplo escrevendo posts, carregando imagens ou comentando notícias  no nosso mural.

Por fim, gostaríamos de receber o vosso feedback sobre a participação na campanha em 2011/2012 e eventuais pontos a melhorar. Para tal pedíamos a vossa preciosa contribuição no preenchimento do curto inquérito online (https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHdrQ01Ta3ZMaVF1RUVWMll5Y0FMR2c6MQ#gid=0)

Durante o mês de Setembro, todos os inscritos irão receber por correio o folheto da campanha, bem como o poster A Vida de Um Charco, com uma belíssima ilustração de Marcos Oliveira. Brevemente contamos abrir novas secções no site para exploração pedagógica com os alunos, como A Teia Alimentar, bem como dois novos jogos electrónicos em fase final de execução. Vários outros produtos (chaves dicotómicas para identificação de anfíbios, macro-invertebrados, plantas aquáticas, novos BI’s de fauna e flora, etc.) estão em fase de desenvolvimento e esperamos colocá-los online em breve. Vão estando atentos e explorem as várias secções do site com regularidade.

Fruto da parceria estabelecida com a OPTIMUS, a campanha dispõe este ano de inúmeras telas impermeáveis para a construção de charcos, que cedemos gratuitamente (gastos de envio não incluídos). Este ano lectivo gostaríamos de incentivar activamente a construção do maior número possível de novos charcos. 

Estamos disponíveis para prestar todo o apoio necessário às entidades inscritas por email e telefone ( geral@charcoscomvida.org | 220 402 877 | 220 402 875). Sempre que necessário damos também apoio presencial gratuito na implementação da campanha (realização de palestra sobre charcos, acompanhamento de actividades pedagógicas ou construção de charco, etc.), sendo  o pagamento das despesas da deslocação (combustível e portagens).

Próximas formações (mais informações na Agenda em  www.charcoscomvida.org):

 

Acção de Formação de Professores “Charcos com Vida: uma ferramenta de exploração pedagógica e conservação da biodiversidade (25h/3 dias)”.  Acreditada pela Ordem dos Biólogos.

Leiria              –          29 e 30 de Setembro e 14 de Outubro

Bussaco        -.          20, 21 e 28 de Outubro

“Curso de Construção e Manutenção de Charcos”

Leiria              –           14 de Outubro

Bussaco        -           28 de Outubro

“Curso de Monitores Charcos Com Vida”
Leiria              -           29, 30 de Setembro

Bussaco        -           20 e 21 de Outubro

Obrigado pela colaboração e bom trabalho para todos!

A equipa Charcos Com Vida