COMO PARTICIPAR | Construção

CONSTRUÇÃO
PDF Contrução

Preparação do terreno – Marque no local o contorno da área a escavar com estacas unidas por um cordel ou fazendo uma pequena vala. Remova a vegetação e a camada superficial do solo na área a escavar e, caso o local encharque com frequência, guarde a camada superficial do solo e as plantas para as repor no final. Apesar de não parecer apropriado eliminar a vegetação do entorno, em algumas ocasiões, pode ser necessária a remoção, ou pelo menos uma poda da vegetação circundante de modo a permitir o resto das acções.

Calendarização – O momento óptimo para construir o charco é no final do Verão, ou no início do Outono. Embora o ideal seja conhecer bem que espécies existem no local e os respectivos ciclos de vida para evitar que a intervenção no charco não acarreta consequências negativas para estas.

Escavação – Não são necessárias infra-estruturas grandes nem caras, mas simplesmente escavar um pouco para fazer uma pequena depressão no solo capaz de reter água. Recomenda-se o uso de um nível.Charcos pequenos poderão ser escavados à mão, o que provocará menos impactos sobre a fauna e flora locais do que o uso de maquinaria pesada. Comece por escavar a parte mais profunda do charco.

Abrigos – Pedras ou troncos encontrados durante a escavação podem ser amontoados nas margens ou formar ilhas do centro do charco, formando um abrigo ideal para a fauna e reduzindo a predação sobre anfíbios. Muros de pedras soltas (sem cimento) junto ao charco ou na sua proximidade criam também bons abrigos.

 


Ilustração 16 – Ao escavar um charco grande, comece por escavar a área mais profunda e definir toscamente a forma do charco e, finalmente, suavize os declives das margens e crie as irregularidades.


 


Ilustração 17 – Escavação faseada e perfis do charco. Esta é uma opção para a criação de charcos onde os níveis de água não são conhecidos à partida.



Ilustração 18 – Para prevenir que água superficial poluída atinja um charco, crie barreiras para desviar a água do charco.


<<< Página anterior | Página seguinte >>>