Biodiversidade | Fauna | Répteis

Lagarto-de-água
Foto: Vasco Flores Cruz
< >

NOME CIENTÍFICO Lacerta schreiberi

CURIOSIDADES

Quanto ameaçado tem a capacidade de soltar a cauda (autotomia) para iludir os predadores.

Pode viver até 8 anos.

Os fogos florestais, perda de habitat, desflorestação e alterações dos cursos de água são as principais ameaças desta espécie.

Distribuição

O lagarto-de-água é um endemismo ibérico, em concreto, do Noroeste Peninsular e Sistema Central, existindo no entanto, populações isoladas no Sudoeste espanhol e Centro e Sul de Portugal, nomeadamente nas Serras de S. Mamede, Cercal e de Monchique. A norte do Tejo apresenta uma distribuição contínua.

Estatuto de conservação

Portugal: LC (Pouco preocupante).

Espanha: NT (Quase Ameaçada).

Global (IUCN 1994): LR/nt (Baixo risco/próximo de ameaça).

Directiva Habitats: Anexos II e IV.

Convenção de Berna: Anexo II - espécie da fauna estritamente protegida.

CARACTERÍSTICAS

Descrição

Família Lacertidae

Lagarto robusto, cauda longa, coloração dorsal variável e com escamas de garganta de rebordo arredondado e não imbricadas.

Os machos, apesar de serem mais pequenos do que as fêmeas, apresentam a cabeça e corpo mais robusto. A coloração dorsal apresenta tons esverdeados e amarelados, ponteado negro e o ventre é amarelado com pequenas manchas negras. A zona da garganta é esbranquiçada excepto durante a época reprodutiva durante a qual exibe uma coloração azul muito característica, podendo alastrar-se a toda a cabeça.

As fêmeas têm a cauda mais comprida, o dorso é esverdeado ou acastanhado com grandes manchas negras dispostas de forma irregular ou sob a forma de bandas dorsolaterais. O ventre é amarelado e sem manchas. A coloração azul da zona da garganta é menos frequente e intensa do que nos machos.

Os recém-nascidos possuem cauda amarela ou alaranjada e dorso acastanhado com manchas amareladas ou esbranquiçadas envolvidas de negro.

Dimensões

Adultos: 125mm de comprimento cabeça-corpo.

Recém-nascidos: 32 a 34mm de comprimento cabeça-corpo e 54 a 61mm para a cauda.

Habitat

Ocorre nas proximidades de cursos de água com boa cobertura vegetal de espécies autóctones de carácter atlântico como o amieiro, vidoeiro, castanheiro e carvalho-alvarinho. Pode ser observado em vales agrícolas das zonas montanhosas do norte do país, bem como noutros locais de zonas relativamente húmidas como charcos. Os adultos necessitam de locais de refúgio com pedras e matos densos, enquanto os juvenis preferem habitats herbáceos.

É uma espécie muito sensível à qualidade da água.

Comportamento

De hábitos diurnos, o lagarto-de-água permanece activo desde Fevereiro/Março até Outubro – os machos iniciam a actividade primeiro - entrando em hibernação durante o Inverno.

Ciclo de Vida

A maturidade sexual é atingida entre os 3 a 4 anos de idade, correspondendo a um comprimento cabeça entre 86 a 90mm.

Reproduz-se entre a Primavera e meados do Verão, a postura de 6 a 17 ovos dá-se em locais sem vegetação e o período de incubação dura geralmente 2 a 3 meses.

Alimentação

A sua dieta é constituída por pequenos invertebrados como moscas, mosquitos, gafanhotos, aranhas e escaravelhos e, por vezes, ingere vegetais como frutos silvestres. O lagarto-de-água tem diferentes predadores entre os quais diversas aves de rapina, como o peneireiro-vulgar e a águia-de-asa-redonda, cegonhas, ou, mamíferos como a gineta e a lontra.