Biodiversidade | Fauna | Anfíbios

Rela-comum
< >

NOME CIENTÍFICO Hyla arborea

CURIOSIDADES

A coloração dorsal das relas pode variar bastante consoante os substracto, temperatura e humidade, podendo ir desde o verde intenso e o verde claro, até cores mais raras como o, castanho escuro, o amarelo e o cinzento.

Distribuição

Encontra-se distribuida por quase toda a europa. em Portugal por quase todo o território continental em núcleos populacionais fragmentados. No sudeste é geralmente substituida pela sua congénere H. meridionalis.

Estatuto de conservação

Portugal: LC (Pouco Preocupante)

Espanha: LC (Pouco Preocupante)

Mundo: LC (Pouco Preocupante)

CARACTERÍSTICAS

Descrição

Espécie arbórea, cabeça mais larga que comprida com focinho curto e arredondado. Olhos proeminentes, com pupila horizontal elíptica e irís dourada. Tímpano pequeno, mas bem visível. membros compridos, com discos adesivos nas pontas do dedos. Membranas interdigitais relativamente bem desenvolvidas nas patas posteriores. Pele dorsal muito brilhante e lisa com coloração geralmente verde. Banda escura nos flancos que se estende desde o nariz através do olho, do tímpano até à base das patas posteriores. A pele do ventre tem aspecto mais granulosos e cor esbranquiçada ou amarelada.

Alimentação

A dieta dos adultos inclui invertebrados diversos como aranhas, moscas, formigas, pequenos escaravelhos, percevejos, e centopeias. As larvas são herbívoras e detritívoras.

Habitat

Prefere zonas húmidas com abundante vegetação devido aos seus hábitos trepadores. ocorre desde o nível do mar até aos 1800m